terça-feira, 23 de março de 2010

A interatividade e os meios de comunicação.



A nova menina dos olhos dos meios de comunicação é fazer com que o seu público sinta que faça realmente parte do elenco, sinta que sua opinião tem vez e que é realmente importante para a sociedade. A interatividade está completamente presente nos dias de hoje, seja nas rádios ou na nova TV digital. A comunicação em si deixou de ser elitista e engessada como outrora e começou a abrir terreno para esta nova “mania mundial”, transformando em realidade o sonho de Mallarmé com o seu livro mágico.

Começamos engatinhando com a comunicação no seu meio mais simples que é utilizando apenas a fala, mais tarde com os Egípcios a 4000 A.C desenvolvemos a escrita, com Gutenberg e sua prensa de tipos móveis nos mostrou que era possível imprimir e multiplicar nossa cultura e inteligência iniciando a impressão das páginas do livro mais conhecido do mundo, a Bíblia sagrada como prova. Com a fotografia em 1826, o cinema em 1895, o rádio em 1920 e a TV em 1936 desenvolvemos nossa comunicação para a população em massa, começamos a ficar libertos com o uso do videocassete na era das mídias até ter o controle total com o início da era digital com a internet em 1995.

Ufa! Isto quer dizer que estamos desde 4000 A.C para tomarmos as rédeas e ter a liberdade de interagir com o nosso meio e com o mundo? Como é doce a evolução humana não é mesmo? Será que os Egípcios daquela época imaginariam que no século XXI os humanos estariam largando a escrita em papel para escrever em um computador e ter seu texto exposto em um blog digital? Será que Gutenberg imaginaria que nos dias de hoje existam impressoras a laser que imprimem centenas de cópias por minuto? Acho que não, nossa realidade seria uma utopia para eles.

Falando em blog, este é uma das extensões da comunicação onde não precisamos estar na grande mídia para interagir. Com o blog temos o nosso próprio diário pessoal, nele podemos postar sobre aquele gol perdido no futebol de fim de semana com os amigos ou sobre a nossa opinião sobre o julgamento do casal Nardoni, ou seja, podemos e temos a liberdade de escrever o que quisermos neste universo online. E o que é melhor, qualquer pessoa conectada á internet pode interagir com o nosso próprio texto, dar sua opinião construindo assim um ciclo sem fim de interação global.

Como jornalistas que somos, temos que estar presente neste meio, aproveitar de todas as extensões possíveis para a comunicação, deixá-las claras e presentes no cotidiano das nossas vidas, pois como vimos antes o ser humano vem em busca de interagir com o mundo há muito tempo e com a era digital da internet temos em nossas mãos esta oportunidade.

Interagir é a forma de mostrar para o mundo que estamos vivos, não apenas vivendo e sim estando presente na nova era da digitalização. Não deixar esta oportunidade passar e trazer para esta nova era a maior quantidade de pessoas possíveis é a minha ambição. E a sua?

Por Tiago Ferreira
RA: 1685091

4 comentários:

  1. Mto bom texto Tiago! E como eu já disse em posts anteriores, sabendo usar, a internet só veio para ajudar mesmo.
    Bianca

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Para mim, hoje a internet é a "grande mídia". Não será mais possível pensar ou praticar a dita Comunicação Social sem passarmos por ela.
    Pelos papiros, os egípcios queriam levar suas ideias, crenças e ideologias aos outros e cada vez mais longe como hoje fazemos com os blogs digitais. Quem é nossa audiência hoje? Para quem escrevemos?

    ResponderExcluir
  4. Se tratando de blog em questão, nossa audiência as vezes pode estar caminhando ao nosso lado observando o que escrevemos pelo seu próprio celular ou smartfone. Não escrevemos apenas para um determinado público alvo, com a internet escrevemos para o mundo, ou seja, qualquer pessoa com conexão em rede pode ter acesso ao texto já que a tradução do mesmo nos dias de hoje se tornou bem possível.

    ResponderExcluir