segunda-feira, 22 de março de 2010

A Imagem do Século XXI



“Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização.”
Pastor Martin Luther King Jr.



O século vinte e um é o século das convergências, das mídias para o contato mundial e da evolução de novos grupos de pessoas. Por isso somente neste século foi corrigido um erro histórico e dado um grande passo contra algumas lutas que não chegaram ao fim, mais evoluíram há um ponto mais aceitável.
A luta dos negros por direitos iguais, enfim chegou à discussão apenas do talento e merecimento pessoal.
E a vitória de Barack Obama fecha um ciclo de lutas raciais, além de corrigir o que deveria ter acontecido com Luther King. E essa vitória nos EUA representa muito mais. Por ser o País núcleo da kux kux klan e das maiores batalhas públicas pelos direitos dos negros e dos grandes líderes para os negros de todo o mundo.
Obama é síntese de tudo que Luther King falava aos negros, de tudo o que Malcom x falava aos americanos, tudo que Mandela reverberava ao mundo. Os negros são tão capazes quanto os brancos. Apenas ainda são tratados como inferiores e sofrem os resquícios da escravatura.
E como Barack é o referencial para os homens, sendo um negro capaz, inteligente, estudado, determinado. Michelle é para as mulheres negras. Ela simboliza a autoestima delas ao mostrar que elas podem ser inteligentes, bonitas, bem vestidas, mães como qualquer estrela branca de Hollywood.
Apenas não podemos acreditar que o racismo acabou por causa desta vitória. Ela existe em todo o mundo. Mais o século vinte e um, depois da eleição do Obama mostra que a luta esta em um novo patamar. Que as redes sociais nos ajudem ainda mais a extinguir esta praga.
As lutas dos séculos dezenove e vinte de pessoas e grupos (como Malcom x, panteras negras, Mandela e símbolo maior Luther King) se fecha para mim na foto acima. De um negro tomando posse como presidente da maior potência do mundo.

Rafael Barreto_r. a. 1940775

3 comentários:

  1. È Rafa, não podemos nos iludir pensando que esse preconceito irá acabar com a posse de um presidente dos Estados Unidos, preconceito sempre teve e sempre terá. Infelizmente.
    VANESSA SOARES

    ResponderExcluir
  2. E pensar que um dia alguém já foi chamado de cientista por disseminar teorias racistas. Mas acho que estamos próximos de uma superação. É o que eu acho. Acredito que chegou a hora (já passou da hora) do negro parar de reclamar e agir, assim como fez Barack Hussein Obama.

    ResponderExcluir
  3. Agir e discutir para acabar de vez com o racismo velado que ainda prevalece em países como o Brasil.

    ResponderExcluir