sábado, 27 de março de 2010

O mundo em nossas mãos


A cada ano que passa o mundo tende a explodir com tantas
informações e todos nós precisamos delas cada vez mais
rápido, de forma portátil que pode ser levado a qualquer
lugar e acessado a qualquer hora, não somente para falar,
ver agenda, calendário ou alarme, que seja tirado do bolso
e acessado em nossas mãos, informações essas como notícias,
e-mails, internet, rádio, TV e muitos outros. No entanto,
esses meios antes eram de difícil acesso, porém, hoje temos
todas essas tecnologias e podemos dizer que temos
“o mundo em nossas mãos”, através de um simples e completo
aparelho de celular.

O Sociólogo canadense Mc Luhan, traz o conceito que o processo tecnológico estava reduzindo o planeta, através da revolução tecnológica interligada com as estreitas relações econômicas, políticas e sociais, fruto da evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Em 1973 a motorola apresentou o primeiro aparelho celular, era o aparelho DynaTAC e foi comercializado em 1983, ou seja, dez anos após o primeiro teste realizado, os aparelhos não eram portáteis, pesava em média 1kg apelidados de “tijolo”, 30 centímetros de altura, eram vendidos em média US$ 3. 299.
Já nos anos 90 os fabricantes passaram a lançar aparelhos mais leves com 3 novas tecnologias de transmissão de sinal, sendo elas: TDMA, CDMA e GSM, os novos aparelhos tinham toques monofônicos e polifônicos, muitas pessoas até pagavam para baixas toques preferidos que eram disponibilizados pelas operadoras a seus clientes por meio da tecnologia, o SMS.

Destacamos que as novas mídias por muitas vezes, substituem outras, como, por exemplo, o antigo BIP/PAGER, onde havia uma central de atendimento que recebia ligações e o atendente recebia as instruções da mensagem a ser transmitida para o pager, com a chegada do SMS, essas centrais e os pager’s foram extintos, pois os próprios aparelhos celulares já realizavam esse serviço, bastando a utilização das teclas do aparelho, sem precisar das “centrais de atendimento” para tal operação.

As cores e as imagens começaram a tomar formas a cada novo lançamento de aparelho, o primeiro celular com quatro mil cores, depois vieram outros aparelhos com displays de incríveis 64 mil cores e logo apareceram os visores com até 256 mil cores, hoje temos aparelhos que possuem 16 milhões de cores com recursos de alta resolução. Através do avanço das cores, as imagens (fotos e vídeos) puderam ser enviadas através do MMS. E ainda, por meio do celular também é possível ouvir rádio na frequência FM.

A esperada internet começou a ser acessada no celular diferente da internet acessada de um computador. As próprias operadoras criaram seus próprios portais, com poucos detalhes, chamada página WAP. Hoje as novas gerações de celular apresentam o aumento na velocidade com a conecção 2 e 3G, esperamos a conecção 4G que trará a internet móvel a mesma acessibilidade da internet utilizada nos computadores comuns.

Os celulares passaram a ser câmera fotográfica com possibilidade de gravação de vídeos com boa qualidade e até com resolução em Alta definição, hoje vemos em telejornais ou no You Tube, vídeos gravados por celulares, principalmente flagrantes. Hoje os aparelhos celulares possuem as mesmas características de uma máquina fotográfica digital, conseguindo detectar sorrisos e celulares com qualidade de até 8 MP (megapixels).

Os celulares hoje também dispensam o MP4 e o IPOD, com a tecnologia MP3 é possível armazenas centenas de músicas no aparelho celular e, destaco ainda, a utilização de sua música preferida como toque.

Não é mais necessário sentar na sala para assistir televisão, os celulares também sintonizam os canais abertos da TV através do HDTV, sinal de qualidade e alta definição.

Enfim, impossível falar da aldeia global, sobre a teoria de Mc Luham e não falar do celular e suas modernidades e atualizações de tecnologia, hoje para o meio jornalístico o celular é o principal instrumento de trabalho, pois todas as mídias, todos os materiais de trabalho estão sobre nossas mãos.

Luiz Carlos Soares RA 1890395

2 comentários:

  1. è bem isso que aconteçe mesmo hoje em dia, ninguem consegue viver sem celular, isso é estarmos conectados ao mundo 24 horas, seja pelo rádio, tv, internet ou uma simples mensagem.
    è isso td que o professor falou vc pegou bem em Luis srrsr, ou sera dejavu?
    Vanessa Soares

    ResponderExcluir