quinta-feira, 25 de março de 2010

Inteligência Coletiva



Para Pierre Levy, Filósofo Canadense, inteligência coletiva é poder compartilhar informações e culturas através dos veículos de informação e adaptar isto para nossa vida ou entrelaça-la adquirindo conhecimento e passando a diante.

Trabalhar em um ambiente no qual você pode ter comunicação e troca de ideias sem estar presente fisicamente é possível; Com a chegada da internet na década de 90 mais utilizada por estudiosos e pouco conhecida entre a massa, ela conseguiu com o passar do tempo substituir as cartas manuscritas por e-mails e msn, também muito utilizados em empresas corporativas, Universidades,Tvs, Rádios e meios de comunicação em geral.

A internet hoje se tornou um hábito muito comum no dia-a-dia de muitas pessoas proporcionando uma comunicação coletiva onde mais de um emissor e receptor podem trocar informações e conhecimentos numa velocidade comparada a da luz.

Com essa revolução grandes empresas acreditaram na evolução de sua imagem, apostando na interatividade de seus funcionários, criando programas como a intranet (meio de comunicação interna) para interagi-los e mantê-los informados melhorando o rendimento de seus trabalhos e as relações pessoais.

Contudo, a internet foi ainda mais longe, com os sites de relacionamento como Orkut, Facebook, Blogger e Twitter as empresas viram a oportunidade de fazer um marketing pessoal para seu público levando seu objetivo de uma forma direta, ou seja, fazendo sua comunicação ficar ainda mais coletiva e menos individual, proporcionando opiniões e sugestões, contribuindo para a sociedade a troca de cultura .

As mídias (Tvs, Rádios jornais impressos) também deram espaço para a massa partilhar, dar suas opiniões e expor seus pontos de vista provando que a interatividade gera a competitividade logo o treinamento do pensamento e a troca de informação geram uma Inteligência Coletiva.

Segundo Pierre, Vivemos em um mundo que somos bombardeados por informações o tempo todo, e ao mesmo tempo que isso é bom, e ruim, chegando a ser um quase paradoxo, vemos que não, por mais que pareça, pois é através dela que construimos nosso dia-a-dia, investir no nas escolas, e fazendo as crianças pensarem, faremos relativamente uma circulo de inteligência coletiva, onde informações e culturas trocadas serão aproveitadas, contribuindo para uma formação melhor, não só de pessoas, mas de cidadão, que aprendem com as diferenças, e experiências dos outros.

Falando tecnicamente, passamos a maior parte do tempo nesse transi, e não nos damos conta, o emissor aquele que emite a mensagem, estando em um ciclo de amigos, ou em uma reunião de negócios, ou em um bate-papo na internet, tem na mais veracidade a troca de mensagem levada até o receptor, que ao mesmo tempo torna-se o emissor, e um outro num ciclo ou em uma reunião, pode se tornar o mediador dessa comunicação ao expressar-se de maneira a passar seus valores, ideias, opinião, ou algo que possa contribuir para aquele diálogo.

Concluindo, em um meio onde há o emissor, mensagem, receptor e até um mediador, à uma troca de informação, aprimoramento, que você pode adquirir para a sua vida passando a exerce-la ou simplesmente passa-lá a diante. Viver num ciclo de Inteligência Coletiva é isso, a troca de informação compartilhada entre o emissor (que poder ser o receptor) a mensagem ( e o Receptor que ao mesmo tempo pode ser o Emissor).

Pensar, copartilhar, nos matermos informados, faz parte da nossa rotina e para acompanha -lá com tanta precisão é preciso que estejamos sempre interados com os meios para assim conseguirmos seguir a velocidade com que o mundo se desenvolve.

Cátia S.O.Cabral da Silva - RA: 1890361

6 comentários:

  1. Cátia, acho que você pegou bem o que o professor passou pra gente na ultima aula.
    Boa.

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  2. È isso ai quem perdeu aultima aula, está a explicação de tudo o que ocorreu, parabéns..
    Vanessa soares

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  3. Lévy é francês, não canadense. Canadense é McLuhah.
    As empresas usam as redes sociais para fazer marketing corportaivo.
    Por que resumir minha aula Cátia? Onde está sua reflexão sobre os assuntos abordados e fatedos diretamente pela inteligência coletiva?
    O velho paradigma emissor -> mensagem -> receptor está cada vez mais obsoleto e em desuso. O próprio conceito de inteligência coletiva de Lévy nos prova isto...

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Márcio, O marketing corporativo ou não está presente dentro da vida de muitos hoje em dia, por isso usei esse exemplo; Como passamos a maior parte do nosso tempo trabalhando dentro de empresas, que muitas delas usam a intranet para se comunicar e passar mesagens foi um dos exemplos usados pela minha inteligência coletiva que tive como base em sua aula, por isso escrevi e não fiz um resumo como disse, se perceber citei claramente o os meios de comunicação dentro das empresas e como isso funciona hoje, tanto para o empregado quanto para o cliente que terá um bom atendimeto, ou lucro com as informações passadas e geradas dentro do corporativo, (o fato de ter falado sobre o meio corporativo não muda em nada, poderia ter pegado outro exemplo qualquer, entretanto achei que esse tem mais a ver com a nossa rotina) no segundo parágrafo dou uma pequena introdução de como a tecnologia nos ajuda com essa essa troca de informação, no quarto parágrafo passo para os exemplos diretos de como funciona... e logo após vou desenvoldevendo o texto com a base que tive em sua aula, e o pouco que li sobre, e por fim concluo com um texto clichê e direto de emissor-> mensagem -> receptor. lamento por não ter deixado o texto tão claro a ponto de se entender, caso contrário não teria que explicar, pois muitos levam a inteligência coletiva para o lado ruim, como aumento de palavras, distorções, dentre outras coisas desnecessárias, nesse caso eu quis mostrar algo de bom que ela pode retratar.

    Cátia

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