terça-feira, 16 de março de 2010

A sociedade depois da internet

Os avanços tecnológicos como o rádio, televisão, aparelhos celulares e principalmente a internet, que apesar de ainda muito nova já se tornou parte indispensável na vida da maioria das pessoas, acabaram por transformar a sociedade no que diz respeito ou tempo e espaço.
Essas tecnologias, especialmente a internet, facilitou em um primeiro momento a vida das pessoas, que cada dia mais acumulam tarefas a serem realizadas e acabam perdendo a noção de tempo. Hoje não existe uma divisão de horários como 8 horas de trabalho, 8 horas para o lazer e 8 horas para se dormir, elas se misturam em um tempo único, e eu posso estar no meu momento de lazer como também estar trabalhando e ter momentos de lazer durante o expediente. Isso nos leva a pensar de que forma a internet contribui ou atrapalha no desenvolvimento das pessoas e consequentemente no desenvolvimento da sociedade?
Talvez essa pergunta pareça fácil de responder para muitas pessoas em um primeiro momento, levando em conta somente os benefícios e as facilidades que ela traz, como por exemplo, a democratização da informação, pois a mídia internet é a mais democrática. Todos podem ser emissores e receptores. A internet é como no século XIX sonhou o poeta Mallarmé, um livro aberto onde todos podem escrever e reescrever. Assim ela funciona com um conteúdo sem fim para todos os tipos de assuntos, e todos são interligados pelos links que te levam de assunto para o outro. Porém devemos analisar que nem sempre este monte de informações que nos chegam todos os dias são boas ou necessárias. A internet ainda nos leva a outras questões como: Ela te aproxima ou te afasta das pessoas? Ela te ajuda há ter mais tempo para fazer as tarefas ou ela te faz ter mais tarefas?
Para a primeira pergunta acredito que não haja só uma resposta, pois a internet pode diminuir o contato físico entre as pessoas, mas ela também é capaz de ultrapassar fronteiras e te aproximar das pessoas com as quais você perderia o contato se ela não existisse. Dois exemplos disso são:
A) quando uma pessoa viaja para outra cidade ou país, mas graças à internet você ainda vai poder manter contato com ela;
B) quando você perde o contato de uma pessoa é fácil para encontrá-la pela internet, basta saber seu nome.
Já para a segunda resposta irei seguir a linha de pensamento do Mc Luhan, que todas as coisas são extensões do nosso corpo. Então a internet é uma extensão do nosso sistema nervoso, que de maneira rápida nos ajuda a realizar grande parte das nossas tarefas, fazendo com que ganhemos tempo para fazer mais coisas. Ou seja, ela nos faz ter mais tarefas.
Então podemos concluir que a internet contribui muito para que a sociedade seja cada vez mais democrática, embora nos traga mais tarefas a serem realizadas.
Devemos ter consciência de que a internet é apenas um instrumento e é o homem quem decide o que faz com ela.

Por :Liliane Pires RA 1972677

3 comentários:

  1. Exatamente pelo fato do homem decidir o que fazer com a bendita internet é que acredito no poder que ela possui. É o homem quem decide o que ler e quando ler. Apesar da enxurrada de informações, é você quem decide o que ler, o filtro é seu! Daí o livro de Mallárme realmente toma forma. As informações outrora espalhadas por um, segundo Mcluhan, meio quente como a TV, são agora lançadas a um meio híbrido como a internet. Nela você ouve rádio, fala com seu amigo na índia e ao mesmo tempo lê as últimas notícias do jornal. Se o homem alcançou tal capacidade de se comunicar, deve agora repensar sua capacidade de organização. É como se a humanidade clamasse pela ordem, talvez o modo de vida capitalista fosse o ideal e reclamávamos apenas por capricho, por sede de uma liberdade que agora conquistamos, mas não sabemos o que fazer com tal. Ganhamos o pirulito mas não sabemos onde enfia-lo.

    ResponderExcluir
  2. É evidente que essas novas tecnologias vieram para facilitar a execução de nossas tarefas diárias,e acrescentou muitas outras funções,como poder se comunicar com pessoas em qualquer lugar do mundo,ouvir música de todos os estilos a qualquer momento,se informar através de sites e leitura de jornais e revistas,ou até para o puro e simples entreterimento.

    Mas é preciso definir alguns limites em relação ao uso dessas ferramentas,para que estas não "tomem " todo o nosso tempo de atividades essenciais,como o trabalho e o convívio com as pessoas

    ResponderExcluir
  3. Realmente, tudo mudou depois da internet. Hoje não se trabalha mais sem o computador e a internet. Podemos fazer praticamente tudo através dela e isso facilita muito nossas vidas! Nós podemos comprar, trabalhar, conversar, pagar contas, assistir shows e filmes inteiros etc. E tudo isso sem sair de casa!!
    Sabendo como usar, a internet é uma extensão (que nem diz Mc Luhan) que só veio ajudar no nosso dia adia.
    Bianca Corelli

    ResponderExcluir