quinta-feira, 18 de março de 2010

A superficialidade da informação na vida moderna

Imagine um assunto que você goste muito e sempre que pode pesquisa sobre ele.Vamos supor que este seja sobre Copas do Mundo de futebol. Ao pesquisar a história das Copas na internet, certamente você encontrará diversos textos sobre o assunto e terá uma certa noção de como foram as Copas.Porém, ao abrir um site esportivo que fala sobre a Copa do Mundo da Argentina, você encontra um link que conta história da Argentina no futebol mundial, e como apaixonado por futebol provavelmente você o abrirá e deste link existe outro interessante sobre a Argentina, e outro, e mais outro, que você quase que instintivamente abre.
Ao final de sua pesquisa futebolística percebe - se algo interessante: agora você sabe, através de um dos infinitos liks que abriu, que os argentinos ganharam 2 Copas do Mundo, porém você ficou tão preso a Argentina e sua rica história no futebol que mal viu 10% da história das outras dezenas de Copas(motivo primordial de sua pesquisa).
Isso se dá porque, dentre outras coisas, através da internet vivemos num mundo cada vez mais superficial,onde temos muitos conteúdos sobre determinado tema mas lemos apenas o que realmente nos chama atenção,ou seja, garimpamos a informação, pegando fragmentos de muitos textos, e lendo, muitas vezes, os leads dos intermináveis links.
Muito além da informação, a tecnologia tem proporcionado uma relação superficial entre os próprios seres humanos. Antigamente, as pessoas iam mais vezes nas casas umas das outras.Hoje, basta um toque no celular para ligar para alguém e numa conversa de alguns minutos saber como essa pessoa está. Além de conversar quer ver a pessoa? Sem problema, ligue sua linda web cam, entre no msn e conseguirá isso.
A tecnologia tem seu lado positivo,como a multiplicidade de textos para um único assunto da internet,sendo, de forma imcompleta,"...um livro múltiplo que já contivesse potencialmente todos os livros possíveis...""...ou ainda um gerador de textos, impulsionado por um movimento próprio, no qual palavras e frases pudessem emergir,aglutinar - se, combinar - se em arranjos precisos, para depois desfazer - se, atomizar - se em busca de novas combinações..." (já dizia O Sonho de Mallarmé). Porém o lado negativo da tecnologia e que será um desafio pra um futuro cada vez mais presente é conter essa superficialidade de tudo que vivemos hoje, em especial da informação, conciliando avanços tecnológicos a uma vida moderna, mas com irformação de conteúdo, concreta e sem superficialidades.
Por André Barreto - RA: 2154234

3 comentários:

  1. É Andre, o seu texto reflete bem aquilo que disse no meu. Apesar de a internet ser uma ótima fonte de informação, acabamos nós perdendo no meio de tantas!
    Por isso que nas aulas aprendemos a importância de um bom lide, mtas vezes os leitores acabam lendo só o lide mesmo, devido a farta quantidade de materias sobre o mesmo assunto.
    Bia

    ResponderExcluir
  2. É uma visão sua. Na minha opinião a tecnologia tem proporcionado uma relação mais próxima entre o ser humano. Hoje você pode falar com colegas do outro lado do mundo e entender melhor como o planeta está se portando.

    Quanto aos textos, acho uma maravilha essa abundância de informação. Cabe ao pesquisador filtrar os textos, preferindo sempre pesquisas científicas e sites especializados. A Wikipedia, como todos sabemos, não é confiável.

    ResponderExcluir
  3. Filtrar, de fato, é a palavra de ordem e o maior desafio de qualquer internauta, principalmente os que trabalham com Comunicação. Nem todo texto tem lead. Lead é algo jornalístico.

    ResponderExcluir