terça-feira, 13 de abril de 2010

Tangidos pela era da comunicação

Na era da comunicação onde os conceitos e os preceitos já não são tão particulares vemos a sociedade se exibindo dos momentos mais simples em família e no convívio até a superexposição do que seria considerada apenas parte da vida íntima.
Somos todos os dias bombardeados por centenas de comandos subiliminar que nos dizem
Compre isto, ou seja, aquilo. E não nos damos conta de como isto dita as regras da moda do consumo do estilo de vida e dos costumes em geral.
Apenas entramos numa nova onda musical e estilo que invadem as nossas vidas e modifica o curso dos nossos impulsos.
As ações políticas são mediadas e intermediadas;
Isto também ocorre com industria cultural.
E somos soldadinhos tão fieis aos nossos “comandantes” que nem percebemos o enquanto somos tangidos pelos nossos governos e meios de comunicação.
A interatividade é uma das grandes ferramentas de manipulação dos grandes meios, ao participar ativamente o individuo não se colocaria jamais no papel de manipulado, mas sim no papel formador de opinião. Sentindo-se cada vez mais inserido no meio a percepção fica comprometida e desta forma talvez o co-participante jamais veja o que realmente ocorre a sua volta.
A tv brasileira mostrou recentemente como uma boa manipulação pode mudar a opinião formada de milhões de pessoas. No caso BBB10 onde o participante Marcelo Dourado anteriormente excluído do jogo pelo publico com alto índice de rejeição, retorna ao programa e consegue sair do jogo como vencedor. Será que o competidor se mostrou outra pessoa ou teve mais carisma que os demais jogadores?
Ou a Globo Teve um papel importantíssimo na edição das cenas que foram ao ar em cadeia nacional; Mudando assim a percepção do publico que voltou atrás em seus julgamentos e deu ao jogador odiado o cargo de vitorioso.
Onde ficaria o conceito de que cada um tem a sua opinião?
O piano de cada um pode ser modificado e se tornar o piano de muitos?



Gabriela Amaral RA 1940759

Um comentário:

  1. Concordo com você. Até porque seu texto tem algumas semelhanças com o meu. Acho que a parte do "cada um tem sua opinião" está realmente indo para o espaço. Ou melhor, as pessoas realmente tem opiniões próprias, mas preferem ser adeptas daquelas que são ditadas pela mídia... e se continuar daqui a pouco vou repetir o que falei no meu post.

    ResponderExcluir