quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dialogismo e intertextualidade?!?

Dialogismo: è o encontro e a interação de textos ou discursos, sendo assim é forma que o texto é elaborado com dialogos e são elaborados com troca de sentidos, idéias, valores, conceitos sendo muito utilizado nesse processo as aspas (" "), que nos remete imediatamente entender que se trata de um dialogo ou resposta.

Intertextualidade: Uma palavra complicada para dizer, escrever e na ultima segunda-feira dia 19 de abril de 2010 de entender. Na verdade é muito simples o seu significado é a relação entre textos, ou seja, como os textos se relacionam.
Para entender melhor, vamos separar as silábas, como no primário: Inter: origem latina, significa entre e textualidade: é texto mesmo, oras.

Um bom exemplo esta na maneira em que são usados muitos ditados populares, poemas, músicas etc...
Porém, o melhor exemplo de intertextualidade que encontrei, foi a de Monalisa de Leonardo Davince, as várias pinturas feitas apartir da original de 1503,são muitas cópias com outras linguagens, ou seja, pequenas mudanças. Mesmo quando vemos um quadro de Fernando Botero de 1978, imediatamente nos transfere a original de Davince, mesmo com muitos quilos a mais sabemos que houve a inspiração em um "texto" já existente e por isso se relacionam entre si.
Aluno: Cesar Augusto Vieira. Data de postagem: 21/04/10 às 22:54.

2 comentários:

  1. César, é assim mesmo que se grafa o nome de Leonardo?
    Há intertextualidade entre o seu texto do blog e o meu na sala de aula?
    Dialogo é diferente de diálogo. Cuidado.

    ResponderExcluir